Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque, liberou o projeto de $13 bilhões para atualizar o John F. Kennedy International Airport, destacando sua importância como um aeroporto de primeira linha: "O projeto visa adicionar dois terminais internacionais, um na ala norte e outro na ala sul, aumentando a capacidade do aeroporto em mais de 300 mil metros quadrados e 15 milhões de passageiros por ano".
O projeto deriva de um masterplan de 2017 proposto pelos escritórios Grimshaw Architects e Mott MacDonald, que busca combinar oito terminais segregados do aeroporto em um sistema unificado.
Os dois novos terminais proporcionam novas instalações para passageiros, novas áreas centrais com pé direito elevado e obras de arte que remetem aos marcos da cidade de Nova Iorque. Novos dispositivos tecnológicos ajudam a integrar os terminais, que incluem detecção de radiação e identificação de bagagem desacompanhada.
O terminal sul, com mais de 265 mil metros quadrados e que custará US$7 bilhões, contará com 23 portões de embarque internacional, 21.300 metros quadrados de comércio e restaurantes e mais de 5.000 metros quadrados de áreas verdes internas, áreas infantis e espaços expositivos.
Orçado em US$3 bilhões e com mais de 110 mil metros quadrados, o terminal norte exigirá a demolição de um antigo terminal, abrindo espaço para 12 portões internacionais, mais de 6.800 metros quadrados para comércio e 1.300 metros quadrados de áreas recreacionais.
Este é um investimento histórico para modernizar o JFK e a rede de transporte da região. Isso irá não somente melhorar o tráfego, como também assegurar que o JFK esteja na lista dos melhores aeroportos do mundo.
- Andrew Cuomo
A reforma tem início previsto para 2023 e conclusão estimada para 2025.
Via: Governor of New York